Crédito: Alexandre Barbosa

Volta por cima

Depois da derrota surpreendente e acachapante do Brasil nas semifinais a pergunta é como podemos dar a volta por cima. Não falo no próximo jogo, na disputa pelo terceiro lugar. Falo sobre como recuperar a imagem e o prestígio do Brasil no futebol e em outras áreas.

A seleção não chegou a empolgar em nenhum dos jogos. As vitórias foram difíceis e sofridas, mesmo com adversários medianos. A conquista do título era uma utopia alimentada por uma esperança legitima. Afinal, somos os anfitriões da Copa e pentacampeões mundiais.

Não vou me aprofundar na análise futebolística convencional – já estamos todos sendo bombardeados por análises de comentaristas de todo tipo. Entretanto, como apaixonado pelo futebol, não posso deixar de dar uma breve opinião. Apesar de gostar do Felipão, creio que ele foi teimoso em excesso. Manteve um péssimo goleiro (Júlio Cesar) e um atacante fora de forma (Fred). Não conheço times campeões que não tenham um ótimo goleiro e um grande goleador. Além disso, não tinha um plano B para a ausência do Neymar.

A derrota histórica deve servir para uma reflexão profunda. Talvez não seja por acaso que a Alemanha tenha vencido com tanta facilidade o Brasil. É provável que isto esteja relacionado com a cultura de planejamento, disciplina e seriedade alemã. Reflete também o bom momento do futebol alemão, que ano passado coroou o Bayern de Munique como campeão da Liga dos Campeões, tendo como vice o também germânico Borussia Dortmund.

Derrotas podem servir como oportunidades para o crescimento. O que precisamos fazer para oxigenar o futebol brasileiro? Os campos de futebol de várzea estão dando lugar a avenidas em todo o Brasil. Estamos perdendo os celeiros de novos craques. Como criar mais campos de futebol desse tipo?

Como podemos fazer valer as lindas e modernas arenas construídas nas 12 cidades sede? Como atrair o público e manter lotados os estádios, como na Alemanha? O que falta para tornar nossos clubes um sucesso administrativo e financeiro?

Temos o caso especifico da Arena Amazônia. Como fortalecer os clubes e campeonatos disputados nas diferentes categorias no Amazonas?

A goleada no futebol violentou aquilo que tínhamos de mais simbólico para a autoestima nacional. Por isso doeu tão fundo em nossos corações. Por isso o choro foi tão intenso, desde os jogadores até os torcedores – em especial nossas crianças, os brasileirinhos.

A goleada na Copa só não foi maior do que a goleada que estamos tomando, todos os anos, em outros segmentos. Na educação, ocupamos o 58º lugar dos 65 paises avaliados no ranking internacional Pisa. Na pesquisa tecnológica, ocupamos o penúltimo lugar no ranking internacional de registro de patentes.  A Alemanha já teve 102 ganhadores de Prêmio Nobel. O Brasil não ganhou nenhum…

Nosso desafio é dar a volta por cima, mas não apenas no futebol. Precisamos ter mais planejamento e profissionalismo na implementação de programas e projetos. O sucesso deve ser medido por indicadores de resultados claros e objetivos. Talvez nosso desafio seja substituir o excesso de confiança no jeitinho brasileiro por mais seriedade. Talvez devamos mesclar melhor nosso talento de criatividade com uma qualificação de alto nível, padrão internacional. No futebol, talvez devamos combinar melhor nossa capacidade dar dribles desconcertantes com uma aplicação tática eficiente. Quem sabe a derrota na Copa sirva para o Brasil dar a volta por cima tanto no futebol quanto nos demais segmentos da nossa sociedade. Só assim poderemos nos colocar de igual para igual com os demais países num mundo cada vez mais globalizado.

Artigo publicado no Jornal Diário do Amazonas, em 10 de julho de 2014

Foto: Alexandre Barbosa

Anúncios

Vamos debater este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s